BLOG

 Em

O fruto que chora e suas origens

Nos últimos anos o açaí virou referência mundial de fruta brasileira. Com o aumento do turismo internacional pelas terras tupiniquins, seu sabor exótico tomou conta do paladar de viajantes do mundo inteiro. Alguns atribuem o sucesso da fruta ao calor brasileiro, que é uma combinação perfeita, outros à diversidade de sabores que podem ser feitos com os pratos e sucos da fruta.

Entretanto, poucos sabem da origem desse tão cobiçado alimento. Típico da região Norte do país, o açaí é fruto do açaizeiro, árvore que pode chegar até a 30 metros de altura e geralmente é encontrada na margem de rios. Assim, a região tropical, que é rica em rios é o ambiente perfeito para o desenvolvimento dessa árvore.

O nome açaí vem da língua Tupi Guarani e quer dizer “o fruto que chora”, ou seja, que expele água – o que é um pouco paradoxal, pois nunca vi alguém comer dessa fruta e não sorrir depois. Algumas regiões também o chamam de juçara (existe até a Festa da Juçara do Maranhão), mas o mais comum é o já popular açaí.

Não importa qual nome que seja, não tem como comer dessa fruta sem achá-la deliciosa.

Tags:

Deixe um comentário