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Alimentos da moda: Açaí, Tapioca e o Skyr.

 A cada temporada novos alimentos vêm ganhando destaque nas redes sociais e sites de buscas. Mas você sabe se realmente deve comê-los ou se não tem nenhuma contraindicação?

 

  1. AÇAÍ, O REPOSITOR DE ENERGIAS

Não são poucas as vezes que ouvimos falar do açaí como fonte de antioxidantes. De fato, há estudos que comprovam não só a sua capacidade antioxidante, mas também:

 

  • O seu teor em polinefóis e ómega-3 e 6;
  • A melhoria que provoca no metabolismo do colesterol HDL sanguíneo, protegendo contra a aterosclerose;
  • O seu efeito neuroprotetor;
  • A sua prevenção no desenvolvimento do cancro colo-retal.

 

E, é claro, o açaí é um ótimo repositor de energias. Mas vá com cuidado, pois ele é extremamente calórico.

 

Tapioca

 

Para variar o cardápio sem deixar de usufruir da rica gastronomia brasileira, a tapioca é uma das opções mais saudáveis para a nossa alimentação. Atualmente, esse ingrediente típico dos pratos nordestinos caiu nas graças dos nutricionistas de todo país, tanto que a fécula, antes conhecida só como matéria-prima do beiju, hoje aparece em diversas receitas das dietas funcionais que trazem, além muitos nutrientes para a dieta, muito sabor para um prato bem dividido e elaborado.

 

Skyr

Já é conhecido como o super produto da alimentação saudável e até esgota antes de chegar às prateleiras dos supermercados. Sim, estamos falando do iogurte Skyr — uma receita islandesa com mais de 1100 anos e que teria sido criada pelos vikings.

 

O Skyr é feito com leite magro pasteurizado ao qual se juntam bactérias como a streptococcus e a lactobacillus e uma enzima chamada renina. Desta mistura é apenas aproveitada a parte sólida. Isso faz com que a sua textura seja mais densa e nutritiva. Aliás, para fazer um iogurte Skyr é necessário quatro vezes mais leite do que para um normal, o que dá mais fontes nutritivas ao produto final.

 

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