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4 alimentos para substituir a cafeína

 

O café é um dos principais produtos brasileiros. Nosso país tem tradição em seu cultivo, tem 35% da produção mundial e, hoje, é o segundo maior consumidor de café do mundo. Seu principal componente é a famosa cafeína – uma substância que desperta polêmica mundo a fora.

A cafeína é uma substância energética que mantém o cérebro mais ativo e por um maior período de tempo. Entretanto, ela pode ser viciante e, quando ingerida em altas doses, pode causar diversos prejuízos à saúde do corpo, como taquicardia, estresse e ansiedade. Por isso, separamos alguns alimentos que também dão energia à mente, mas não expõe a pessoa a tantos riscos como a cafeína:

 

1 – Quinoa: Esse grão tem 60% de carboidratos, e um baixo índice glicêmico, por isso não vai causar picos dramáticos de açúcar no sangue. É de fácil digestão, tem uma grande quantidade de proteína e fibra para ajudar a manter a energia durante todo o dia.

2 – Frutas com muita água: A hidratação é fundamental para ajudar a transportar oxigênio para o sangue e hormônios por todo o corpo para ter energia. Frutas frescas como melancia, açaí, melão e amoras são excelentes.

3 – Lentilhas: Ajuda a manter os níveis de sangue estáveis durante todo o dia. Uma xícara de lentilhas cozidas tem cerca de dois terços da ingestão diária recomendada de fibras.

4 – Aveia: Não só absorve água durante o cozimento, a aveia também é cheia de fibra solúvel para nos manter energizados mesmo horas de comer.

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