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Açaí é um bom pós-treino ou pré-treino?

 

O açaí é uma fruta muito versátil, sendo utilizada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral e até mesmo pura sem nenhum tipo de acompanhamento.

 

Até o começo dos anos 80 esse alimento era consumido predominantemente na região Norte do país e, a partir dos anos 90, passou a ser introduzido de forma geral no mercado nacional e a cada dia ganha mais espaço na alimentação brasileira.  

Esta fruta traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Mas vale lembrar que todos os seus benefícios são melhores aproveitados quando consumido de forma pura, natural.

O açaí é rico em gorduras do bem e estas gorduras, além de serem bem-vindas na nossa alimentação, favorecem o controle glicêmico da fruta, ou seja, evitam que ocorra pico de glicose no sangue, um dos responsáveis pelo aumento do peso. O fruto ainda é rico em antocianinas, pigmentos que conferem ao açaí sua cor arroxeada característica e que possuem uma grande capacidade antioxidante.

Estudos sugerem que esses pigmentos flavonóides atuam no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de diversos tipos de câncer, devido ao ácido oléico presente no alimento. Ele auxilia na prevenção do câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença; atrasa o desenvolvimento de tumores; e faz as células da doença se auto destruírem.  

Além disso, o açaí é um alimento rico em minerais como o cálcio, magnésio, manganês, potássio e ferro e ainda é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade de fibras presente proporciona a sensação de saciedade após o seu consumo, auxiliando aqueles que querem perder peso, claro, se consumido na quantidade correta e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.  

Para os praticantes de atividade física

Uma das maiores preocupações de um atleta é manter a alimentação saudável, e fazer a ingestão correta de nutrientes que contribuam para o desempenho ideal. O açaí para atletas é uma ótima opção. Além de ser altamente nutritivo e uma excelente fonte de energia, a fruta possui propriedades antioxidantes que atuam inibindo o efeito dos radicais livres no organismo, o que contribui para manter a longevidade e boa forma dos amantes de esportes e atividades físicas

 

Consumo pré-treino, energético

  ele é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros produtos que não são verdadeiros energéticos e sim somente estimulantes, dando a falsa impressão de energia. Uma ótima opção para variar o shake pós-treino com whey é trocar a banana de todos os dias por um pouco de polpa de açaí.  

Consumo pós-treino, para recuperação

 o açaí é uma excelente fonte de energia e é ideal para quem gostaria de repor, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos.  

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