BLOG

receitas

 Em

5 receitas de fim de ano com Açaí

Para os apaixonados por açaí, nada melhor do que inovar nas receitas de fim de ano e dar um up com a fruta mais saborosa do país. Além da delícia, ela também é ótima para se refrescar nessa época de verão. Nosso país tropical pede frutas frescas e saudáveis e o açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras,lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. Ele também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Com tantos benefícios, só há bons motivos para comer ainda mais açaí e colocá-los nas ceias de fim de ano. Confira 5 receitas para saborear ao lado daqueles que ama:

 

1 – Creme de Açaí com Goiaba

Ingredientes

500gr de creme de açaí

1kg e meio de goiaba vermelha madura

1 lata de leite condensado

1 Lata de creme de leite

Modo de preparo

Corte as goiabas ao meio e retire as sementes. Junte meia xícara (chá) de água às metades de goiaba e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, coe e bata no liquidificador junto com o açaí, o leite condensado e o creme de leite, até formar um creme homogêneo. Coloque em uma compoteira ou em taças individual e leve para gelar por cerca de 3 horas. Sirva a seguir.

 

2 – Torta de Açaí Carioca

Ingredientes

2 bananas em rodelas

1 xícara de chá de morango cortados em rodelas

4 bolas de creme de açaí

4 bolas de sorvete carioca

Calda de chocolate ou calda de morango ou calda de caramelo

Modo de preparo

Em quatro copos de plástico de 180ml faça uma camada de rodelas de banana e morango. Disponha uma bola de açaí e outra de sorvete e pressione. Faça outra camada de banana e morango e cubra com outra bola de sorvete e pressione. Coloque os copos no freezer por no mínimo 2 horas. No momento de servir disponha os copos em um prato e desenforme a mistura guardada no freezer. Sirva em seguida com caldas variadas.

 

3Mousse de Açaí

Ingredientes

250g de creme de leite fresco batido

250g de polpa de açaí

2 colheres (sopa) de gelatina sem sabor

½ xícara (chá) de água

Merengue

2 colheres (sopa) de água

6 colheres (sopa) açúcar

2 claras de ovo

Modo de preparo

Comece pelo merengue colocando em uma panela a água com o açúcar por 5 minutos. Na batedeira bata as claras com uma pitada de sal até ficarem bem fofas. Então coloque, em fio, a calda quente, mantendo a batedeira ligada. Acrescente ao merengue a polpa de açaí em temperatura ambiente, o creme de leite e a gelatina hidratada na água e aquecida. Misture tudo com delicadeza e coloque em taças de vidro. Leve para a geladeira por 2 horas antes de servir. Se desejar desenforme e sirva.

 

4 – Brigadeiro de Açaí

Ingredientes

100g de castanha do Pará

2 xícaras (chá) de polpa de açaí

1 lata de leite condensado

1/3 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Corte as castanhas em pedaços pequenos e asse-as em forno baixo, preaquecido a 70C, até que fiquem douradas. Em uma panela, leve ao fogo a polpa de açaí, o leite condensado e o creme de leite por 15 minutos até começar a desprender da panela. Deixe esfriar e molde os docinhos. Decore com pedaços de castanhas torradas e sirva.

 

5 – Gelatina de Açaí com Iogurte

Ingredientes

500ml de suco de açaí

1 xícara (chá) de leite

1 envelope de gelatina incolor sem sabor 12g

2 potes de iogurte desnatado 440g

2 colheres (sopa) de mel 50g

1 colher (chá) de canela em pó (1,5g)

Modo de Preparo

Coloque em uma tigela o suco de açaí, o leite e a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem. Mexa até a mistura ficar homogênea e despeje em uma tigela. A gelatina deve ser suficiente para alcançar 2cm de altura. Leve à geladeira, deixando por 3 horas ou até ficar firme. No momento de servir, corte a gelatina em quadrados de 2cm e distribua em 4 taças. Depois, coloque o iogurte e o mel no copo do liquidificador. Bata por 30 segundos e distribua nas taças com a gelatina. Rendimento: 8 porções.

Deixe um comentário

O que te faz feliz? Ficar antenado!

Assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Últimas notícias do blog