BLOG

 Em

5 benefícios da vitamina B5

Uma das vitaminas que compõem o complexo B, a B5 é necessária para produção de energia e a manutenção das funções do sistema nervoso. Estudos indicam ainda que a vitamina B5 pode auxiliar na perda de peso, uma vez que participa ativamente da metabolização das gorduras, carboidratos e proteínas.

Obtida através da alimentação, a vitamina B5 é solúvel em água, o que significa que nosso corpo não é capaz de estocá-la. Por esse motivo, é ainda mais importante manter uma dieta equilibrada que contenha alimentos ricos em vitamina B5, já que o nutriente deve ser consumido quase que diariamente.

Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina B5 é um nutriente essencial para o metabolismo energético e a manutenção da saúde. Dá uma olhada em 5 de seus benefícios:

1 – Queima de gordura

Estudos sugerem que o ácido pantotênico pode ajudar pessoas com excesso de peso a emagrecer de maneira natural, através de um aumento da queima de gordura. Isso se deve ao fato da vitamina atuar para a utilização dos ácidos graxos como fonte de energia e também como matéria prima para a síntese de colesterol e uma série de hormônios.

2 – Energia para os exercícios

A atuação da B5 no metabolismo energético a torna um nutriente indispensável para quem pratica atividade física, pois níveis baixos da vitamina podem causar desde fadiga até uma queda nas taxas de glicose na circulação.

3 – Previne a Queda de Cabelo

Todas as vitaminas do complexo B são necessárias para uma nutrição adequada dos folículos pilosos. A B5 em particular garante que haja um fornecimento adequado de energia para as células metabolizarem esses nutrientes, o que significa que a deficiência de ácido pantotênico pode deixar os folículos pilosos desnutridos.

4 – Melhora a cicatrização

Há evidências de que a vitamina B5 atua diretamente na cicatrização, acelerando o processo de recuperação após procedimentos cirúrgicos ou mesmo ferimentos mais leves.

Para potencializar um dos principais benefícios da vitamina B5, lembre-se de consumir o nutriente com vitamina C (que por sua vez estimula a produção do colágeno).

5 – Redução dos níveis de colesterol

Aqui novamente há pesquisas que comprovam que a vitamina B5 ajuda a reduzir o LDL e os triglicerídeos na circulação de pessoas com valores elevados de colesterol. Há pesquisas que sugerem ainda que o ácido pantotênico aumenta as taxas de HDL, o tipo de colesterol que pode contribuir para a prevenção de problemas cardíacos.

Esses mesmos efeitos também foram observados em pacientes diabéticos, que viram suas taxas de LDL e triglicérides diminuírem após o uso da vitamina B5.

Deixe um comentário

O que te faz feliz? Ficar antenado!

Assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Últimas notícias do blog